Site em Manutenção

Como fazer mudas de manjericão

Muda de manjericão com 40 dias
Muda de manjericão com 40 dias

Hoje você vai ver como é fácil fazer mudas de manjericão e ter sempre um tempero fresquinho para colher na sua horta ou jardim!

Para acomodar as estacas usei copinhos descartáveis de 80 ml, o importante é que o recipiente tenha furos no fundo para drenar o excesso de água. Esse detalhe é importante porque se a terra/substrato ficar encharcado a estaca entra em decomposição e não cria raízes. Depois de escolhido o recipiente umedeça  bem o substrato para acomodar as estacas.

Mudas de manjericão
Mudas de manjericão
 
Para as estacas você pode usar galhos bem pequenos como na foto acima. Na estaca à direita da foto peguei o galho do topo (ponteiro) que não tinha floração, e a da esquerda cortei o pendão floral e fiz uma estaca com aproximadamente 10 cm de altura. Nos dois casos as estacas pegaram.

Muda de manjericão bem enraizada
Muda de manjericão bem enraizada

Depois de acomodar as estacas no recipiente basta deixá-las em local iluminado mas sem luz solar direta. Cheque o substrato diariamente para ver se não está secando. Para que o processo dê certo não pode encharcar e nem deixar secar completamente o substrato. Na foto acima, a estaca está com 20 dias e bem enraizada. Nesse ponto ela já pode ir para um recipiente maior ou ir direto para o canteiro. Além de conseguir mudas idênticas à planta-mãe, na multiplicação por estaquia o crescimento também é bem mais rápido do que as mudas geradas a partir de sementes. Então é isso e boa sorte com suas mudinhas!

Veja também o vídeo do enraizamento na água!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!