Site em Manutenção

Aprenda a fazer e utilizar a farinha de ossos na adubação - Adubo orgânico

Aprenda a fazer e utilizar a farinha de ossos na adubação - Adubo orgânico
Adubação com farinha de ossos

A farinha de ossos é um ótimo adubo para as plantas e você pode até fabricá-la em sua própria casa! Aqui, preparo a farinha quase que mensalmente e junto com as cinzas de madeira que também já falei aqui no blog, obtenho um adubo totalmente orgânico e de ótima qualidade. No post de hoje vou mostrar o passo a passo da fabricação, vamos lá!

Fogueira com restos de podas do jardim
Fogueira com restos de podas do jardim

O primeiro passo é fazer uma fogueira com os restos de podas e folhas secas do jardim, lembrando que as cinzas da fogueira também servirão de adubo para as plantas. Depois é só colocar os ossos por cima da fogueira e deixar queimar até que fiquem esbranquiçados como na foto abaixo. Geralmente deixo os ossos na brasa durante a noite e no dia seguinte eles já estão frios e prontos para a farinha.


Ossos prontos para a farinha
Ossos prontos para a farinha

Você também pode colocar os ossos no fogão à lenha ou churrasqueira. O único cuidado nesse caso é não deixar que os ossos se misturem com a gordura e o sal que geralmente caem da carne. Depois de frios os ossos ficam bem quebradiços de forma que até com as mãos você consegue esfarinhá-los. Quando muito uso uma luva de jardinagem para proteger as mãos. Depois você pode misturar com as cinzas e espalhá-los sobre o substrato dos vasos ou na terra do jardim.

Farinha ossos calcinada adubo orgânico

Como devo aplicar? Você pode tanto misturá-lo ao substrato como colocá-lo somente por cima e regar bem em seguida. Mas se você tiver bichos de estimação em casa aí o melhor mesmo é misturá-lo no fundo do vaso. Ao contrário da dupla "Farinha de ossos/Torta de mamona" a farinha de ossos sozinha não é tóxica mas os pets podem danificar suas plantas atrás do adubo.

Quanto devo aplicar? Aqui aplico de acordo com o tamanho e fase de desenvolvimento das plantas. Mas geralmente coloco uma colher de sopa junto com as cinzas e aplico no substrato. Esse adubo é um forte  e ótimo para as espécies floríferas e frutíferas também.

Quando devo aplicar? Em todas as estações do ano, mas aplique bem menos no inverno para as espécies que entram em dormência. Nas demais estações a aplicação pode ser mensal lembrando sempre de observar como cada exemplar reage.

Posso armazenar o adubo? O adubo que não for utilizado pode ser armazenado em potes de plástico ou de vidro e deixado em local seco e arejado.

Agora também em vídeo! 


Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!