Site em Manutenção

Flores da pimenta caindo...

Floração da pimenta Cambuci após adubação orgânica

Já fazem algumas semanas que a minha Cambuci começou a formação das hastes florais, mas as flores não chegavam nem a abrir. A minha pimenteira está num vaso de 5 l e muitos poderiam ser os motivos que estavam levando à queda das flores.

Alguns fatores como falta de polinização, ataque de pragas e até mesmo a temperatura influenciam nesse processo. Mas observei que a planta estava muito sadia, não havia nenhum tipo de infestação e a temperatura em torno de 25° estava propícia para um bom desenvolvimento dos botões. 

Eliminadas todas as hipóteses anteriores, as limitações do vaso passam a ser a principal suspeita. Na jardinagem amadora, como é o meu caso, não temos muitos meios de mensurar os nutrientes contidos na terra. Então o jeito é testar até conseguir a resolução do problema. Resolvi tentar primeiro com a adubação e em último caso o transplante para o canteiro.

Húmus de minhoca

E para a minha surpresa, 5 dias depois da aplicação do "combo" Cinzas + Húmus, a primeira flor vingou e com ela também a formação dos primeiros frutos. 

A receita...
Na elaboração do adubo, usei 2 colheres de sopa de cinzas de madeira + 1 colher de sopa de húmus de minhoca. Coloquei os adubos num copo com cerca de 100 ml de água e fiz uma pasta bem mole. Depois espalhei por cima do substrato e não reguei. Estava começando a chover então deixei que a própria chuva se encarregasse de agregar os nutrientes à terra.

Se não estiver chovendo em sua região, regue com pouca água, o suficiente para que os nutrientes cheguem às raízes da planta, mas sem escorrer pelos furos de drenagem. Essa dica inclusive pode ser usada para todas as plantas, assim você economiza água e não "lava" os nutrientes do substrato.

Cinzas de madeira

A escolha dos adubos...
Agora que vocês já viram a "receita" vou explicar como pensei nela, o porquê de eu ter escolhido esses "ingredientes". O substrato que uso é rico em matéria orgânica, e rico também em nitrogênio. Esse tipo de substrato tente à ficar ácido, e esse foi o motivo da escolha das cinzas. Além de adubar elas ainda ajudam a balancear o pH.

O esterco ou a farinha de ossos poderiam ter sido os outros "ingredientes" do combo, isso porque estimulam a floração e fortalecem a planta de um modo geral. Mas decidi usar o húmus por ser um dos adubos mais completos que encontramos na natureza. 

Pimenta Cambuci cheia de botões florais

E essa foi a minha primeira experiência no cultivo da Cambuci. Como tenho dois exemplares, além da adubação passei o outro para o canteiro. Agora vou acompanhar o desenvolvimento das duas e depois volto contando todos os detalhes do cultivo. Para ver o post onde falo do plantio das pimentas desde as sementes e mais dicas gerais de cultivo clique aqui.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!