Site em Manutenção

Minha Sweet Pickle - Pimenteira em vaso

Cultivar pimenteira
Pimenteira - Sweet Pickle 

Confesso que o cultivo dessa espécie de pimenteira não foi dos mais fáceis. As sementes, das trocas que mencionei no post passado, vieram lá do Saberes do Jardim da amiga Bruna Pimentel. Para quem ainda não viu, vou deixar o link do post, onde falo também da solução que encontrei para a quedas das flores da Cambuci. Vocês podem conferir clicando aqui

A fase da germinação ainda foi mais tranquila, usei o mesmo passo-a-passo que utilizo para as outras espécies de pimenta que vocês também já podem conferir clicando aqui

Folhagem da Sweet Pickle

O primeiro sinal de que as coisas não iam bem, foi quando as folhas da Sweet começaram a ficar enrugadas. A infestação por ácaros é muito comum em pimenteiras, mas das espécie que estou cultivando no momento, essa foi a que mais sofreu com a praga.

Para tratar usei o enxofre Dimy, e com apenas uma única aplicação já pude ver a melhora da planta. Após um mês reapliquei o produto, mas desta vez foi só por precaução. Se as suas pimenteiras também estiverem passando por esse problema, você pode obter mais detalhes e o vídeo que fiz da aplicação do defensivo clicando aqui.

Floração da Sweet Pickle

Com três meses e meio começou a floração, mas acredito que ela poderia ter florido antes se não fosse o ataque dos ácaros. Na foto acima, podemos perceber a pimenta se formando  no centro da florzinha.

Início da frutificação da Sweet Pickle

E quando pensei que tudo ia bem, eis que me aparece outro problema. Os galhos começaram a engrossar e notei que o desenvolvimento dos frutos e da planta de uma forma geral foram comprometidos. Levou mais de um mês para que os frutos estivessem prontos para a colheita, e ainda assim achei mais seguro não consumi-los e refazer o plantio a partir das sementes.  

Frutos da Sweet Pickle

Até a publicação do post, não consegui a identificação dessa praga. As raízes da planta estão sadias então o melhor palpite seja o de que a infestação tenha vindo de algum inseto. Assim que eu conseguir decifrar esse enigma eu volto e compartilho com vocês.

Frutos maduros da Sweet Pickle

Por sorte, cultivei duas mudas e pude colher e experimentar os frutos, do plantio à colheita passaram-se 4 meses. O vaso que uso para o plantio é de apenas 5 l, mas um vaso maior, com cerca de 10 l seria ainda melhor.

Vocês também podem conferir mais detalhes sobre o cultivo da pimenteira, como regas, substrato e insolação clicando aqui. E boa sorte no cultivo!

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!