Saiba o que é e como utilizar o adubo químico NPK

Saiba o que é e como utilizar o adubo químico NPK

O NPK é um adubo químico que apresenta resultados mais rápidos e é absorvido com maior facilidade pelas plantas, mas não se engane, seu uso indiscriminado pode causar mudanças na composição química do solo e a longo prazo trazer danos ao ecossistema.

Então a primeira coisa que você deve ter em mente antes de utilizar este produto, é que junto com ele você também deve usar a adubação orgânica. São os adubos orgânicos que vão ajudar a manter o equilíbrio e a vida no solo.

Folha queimado por excesso de NPK

Nos adubos químicos vamos encontrar a sigla NPK seguida de três números. As três letras indicam os elementos que compõem o adubo e os números respectivamente a porcentagem de cada elemento na fórmula.

O "N" é o Nitrogênio, ele estimula o crescimento dos brotos e das folhas. O Nitrogênio de origem orgânica é encontrado no esterco bovino, de galinha e também no húmus de minhoca.

O "P" é o Fósforo, ele favorece a floração e a frutificação. O Fósforo de origem orgânica é encontrado na farinha de ossos.

E por último o "KPotássio, ele fortalece os tecidos vegetais tornando as plantas mais resistentes a pragas. O Potássio de origem orgânica é encontrado nas cinzas de madeira e no esterco bovino.

Folha "desbotada" por excesso de NPK
Folha "desbotada" por excesso de NPK

Existem várias formulações de NPK disponíveis no mercado. Isso porque as espécies têm necessidades específicas em cada etapa de seu desenvolvimento. Dentre as formulações mais utilizadas temos:
  • NPK 04-14-08 - Utilizado em árvores frutíferas ou espécies floríferas.
  • NPK 10-10-10 - Utilizado em folhagens, gramas e todas as outras plantas que não tem flores ou frutos.
  • NPK 25-25-25 - Utilizado no cultivo de plantas hidropônicas.

Na aplicação, o adubo deve ser depositado afastado das raízes e caule das plantas. E as quantidades devem ser rigorosamente respeitadas. A superdosagem do NPK pode matar a planta de um dia para o outro então muito cuidado na aplicação. Na dúvida, aplique sempre uma dose inferior à recomendada no rótulo.

Folha deformada por excesso de NPK

No vídeo à seguir, mostro passo-à-passo um exemplo da preparação e a utilização do NPK. No produto do vídeo, há a opção de usá-lo diluído junto com a água das regas. Ultimamente essa é a maneira que mais estou utilizando, e evito misturar o produto puro diretamente na terra.

Para ver o vídeo aperte o Play e divirta-se!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!