Site em Manutenção

Como plantar morango em garrafa PET

Morango em garrafa pet

Quando vi essa ideia no Pinterest não pensei duas vezes, e cinco minutos depois lá estava eu no jardim com as garrafas e as mudas prontas para a implementação do meu jardim suspenso!

As fotos que vi eram de tomateiros mas ao chegar no jardim me deparei com os morangueiros cujas mudas, feitas a partir de estolões, cresciam rapidamente. Se você ainda não viu o post sobre a multiplicação do morangueiro por estolões, confira clicando aqui. Então peguei a PET coloquei uma quantidade de substrato e acomodei o estolão no gargalo da garrafa como vocês podem ver na foto abaixo.

Muda de morango em PET

Os estolões não levaram nem uma semana para enraizarem, e durante 15 dias ainda mantive a garrafa na posição "normal" para que a muda ficasse bem enraizada. Depois completei a pet com o substrato que preparei com 1 parte de composto orgânico, 1 parte de esterco bovino bem curtido, 2 colheres de sopa de vermiculita e 1/2 parte de terra comum de jardim. Como o espaço na garrafa é bem limitado, preparei um substrato bem fértil com bastante matéria orgânica e quase nada de terra.

Solo ácido para cultivo de morango em pet
Solo ácido para cultivo de morango em PET

Os musgos que apareceram no substrato indicam que além de úmida a terra também está muito ácida, isso ocorreu por causa da grande quantidade de matéria orgânica. Essa acidez poderia ser facilmente controlada com a adição de cinzas ao substrato, mas percebi que os morangos que colhi da PET eram muito mais doces que os dos vasos onde a terra está mais alcalina. E foi assim, "sem querer", que descobri que os morangueiros preferem a terra mais ácida. Enquanto a muda ainda é pequena, é até bom acrescentar umas colheres de cinza para que ela se desenvolva bem, mas depois da muda já formada, o melhor mesmo é deixar o substrato acidificar. Você também pode ver as dicas de como fazer e utilizar as cinzas na adubação clicando aqui. 

A muda, desde de pequena ficou em sol pleno, o segredo é não deixar o substrato secar completamente. Aqui como o clima é na maior parte do tempo quente e seco, rego diariamente com cerca de 200 ml de água. Para a adubação, uso apenas o chorume diluído na água das regas. Se você ainda não viu o artigo que falo da utilização chorume pode ver clicando aqui


Morango na PET

Da mergulhia do estolão e enraizamento da muda até a colheita passaram-se apenas 3 meses. Mas lembre-se de que a colheita do morango é feita "normalmente" no inverno e na primavera, se você fizer as mudas no início do verão por exemplo, elas vão demorar mais de 3 meses para frutificar. As mudas de morango você pode encontrar nos principais viveiros de sua região ou, caso não encontre, pode fazer o plantio a partir de sementes. Para ver o artigo onde passo todos os detalhes dessa forma de cultivo clique aqui.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!