Site em Manutenção

Cultive a Amélia, a planta que atrai beija-flores para o jardim! - Hamelia patens

Atrai pássaros e beija-flores
Amélia, Hamelia patens - Fonte

Vamos aprender mais sobre essa planta super atrativa para os beija-flores? As flores vermelho-alaranjadas da Amélia, são riquíssimas em néctar e muito apreciadas pelos beija-flores. Elas despontam praticamente o ano inteiro garantindo a intensa visita dessas belíssimas aves!

Além das flores ricas em néctar, a Amélia também produz frutos suculentos que atraem muitos outros pássaros para o jardim! O arbusto pode alcançar até 4 m de altura nas regiões mais quentes e 2 m nas de clima frio. Ele fica bem tanto sob sol pleno quanto meia-sombra, contudo, nas regiões mais frias, o melhor mesmo é cultivá-lo à sol pleno, isso porque no clima frio a planta fica mais propensa ao ataque de fungos.

As regas devem ser constantes, cerca de 3 vezes por semana, até que a planta esteja em pleno desenvolvimento. Após, somente nos períodos de estiagem. 

Solo e adubação 

A Amélia não é muito exigente quanto à fertilidade do solo, entretanto, se tratando de solos muito pobres, é interessante fazer a adubação com farinha de ossos e esterco bovino bem curtido. A adubação pode ser feita após a produção dos frutos, que por sua vez, surgem após a florada.

Adaptação e Multiplicação (Novas mudas)

A planta também se adapta ao clima litorâneo desde que esteja em solo com boa drenagem. Sua multiplicação se dá por estaquia dos ramos que enraízam facilmente na água e também por sementes.

Para ver mais fotos da Amélia, dê uma passadinha na página do Jardinet no Pinterest. Lá tem uma pasta chamada "Flores pelo mundo" com uma seleção das melhores fotos pinadas da planta. Você também pode aproveitar para seguir o Jardinet e ficar por dentro de todas as novidades!

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude na preservação da natureza!