Site em Manutenção

Batom - Columéia batom - Aeschynanthus pulcher

Como cultivar a planta batom - Cultivar columeia batom
Flores da planta batom, exemplar reproduzido por estaquia

Nativa de Java, a planta-batom apresenta flores vermelhas e tubulares de até 4 cm de comprimento. Elas despontam da primavera ao outono e são atrativas para os beija-flores!


A espécie é bastante ramificada e seus ramos chegam à medir mais de 1 m de comprimento. Deve ser cultivada em vasos altos ou suspensos, afim de destacar sua bela ramagem pendente e facilitar o acesso dos beija-flores às flores da planta.

Planta-batom

Precisa ser cultivada em locais sombreados, em solo bem drenado e acrescido de matéria orgânica. O meu exemplar está se desenvolvendo bastante então rego praticamente todos os dias inclusive as folhas. O importante é não deixar o substrato encharcar. Quando as folhas se desprendem facilmente ao toque é um sinal de excesso de água. A Columéia batom não aprecia trocas de lugar, então é melhor cultivá-la num lugar definitivo.

Detalhe das folhas da Planta-batom

Cuidado com a adubação!

Na foto abaixo podemos observar as folhas avermelhadas por causa do excesso de adubação, então muito cuidado. Minha Columéia só floriu no ano seguinte à compra, acredito que seja porque além da troca de ambiente eu à adubei e todo esse "estresse" fez com que ela não florisse. Outros fatores como muito sol direto também podem mudar a coloração das folhas, o ideal é deixá-la num local bem iluminado mas sem sol direto.

Folhas queimadas por excesso de adubo

Só adube seu exemplar depois que a planta estiver bem desenvolvida e estabelecida e dê preferência também ao adubo orgânico. Este ano usei o adubo bovino que é rico em fósforo e estimula a floração, estamos no início da primavera e a planta já está cheia de botões florais. Mas atenção, só utilize o adubo bovino depois que estiver curtido, no final do post tem um link onde você encontrará dicas para esse processo!

Botões florais da Planta-batom

A batom também se propaga facilmente por estaquia. A primeira foto apresentada no post é de uma estaca de 15 cm com aproximadamente 5 meses e que para minha surpresa floriu no outono.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!